16 inscritos para o X Rali do Faial – Além Mar

Dezasseis equipas, das ilhas do Faial, Pico, Terceira e São Miguel, estão inscritas para o X Rali do Faial – Além Mar, prova que vai para a estrada na próxima sexta e sábado e que conta para o Troféu de Ralis do Canal e para o Troféu de Ralis do Faial.

Organizada pela CAF – Clube Automóvel do Faial, a prova terá como um dos atrativos principais, a presença da dupla campeã de rali dos Açores, pelo segundo ano consecutivo (Luís Rego e Jorge Rodrigues, em Skoda Fábia R5), do Team Além Mar, que surge no nº 7 na lista de inscritos.

Outra das atrações desta 10ª edição do Rali do Faial, é a luta pelo título de campeão do Troféu de Ralis do Canal e do Troféu de Ralis do Faial, que está ainda por decidir, à entrada para a última prova da temporada.

Carlos Miguel, campeão dos Troféus na época passada, será o primeiro a ir para a estrada, no seu Citroen Saxo CUP, navegado por Flávio Mota, na busca pela revalidação do título.

Outra dupla faialense, Filipe Marques e Edgar Silva, também em Citroen Saxo, procura igualmente, nesta prova, amealhar pontos que ainda lhe permitam alcançar o título.

Em terceiro lugar, na lista de inscritos do X Rali do Faial – Além Mar, surge uma das duas equipas da ilha do Pico que vai participar nesta prova (Fábio Silva e Duarte Rodrigues, em Peugeot 106), eles que estão também na luta nas contas dos troféus.

Com o nº 4 surge outra equipa do Faial (Marco Paulo Silva e Luís Lisboa, em Nissan Micra), habituais animadores dos ralis organizados no Faial e no Pico, que estão na luta entre as viaturas da Classe II.

João Borges e Sandro Laranjo, que subiram ao pódio na edição deste ano do Rali Ilha Azul, vão estrear no X Rali do Faial uma nova viatura, embora continue fiel à mesma marca e ao mesmo modelo: Subaru Impreza STi.

Encerrando a lista de pilotos inscritos no Troféu de Ralis do Canal e no Troféu de Ralis do Faial, surge a equipa nº 6 (Paulo Silva e Sérgio Rosa), em Toyota Starlet, dois pilotos que bem conhecem os troços faialenses.

Com o nº 8 surge um regresso aos ralis do Faial, o do picoense José Paula, que vai estrear nos pisos de terra da “ilha azul”, o seu Peugeot 208 T16, navegado por Jorge Carvalho.

Com o nº 9 surge outro regresso há muito aguardado às provas motorizadas: a dupla faialense Marco Silva e Miguel Ângelo, que vai pilotar um Ford Fiesta R5, pertencente a Luís Rego.

 Vencedores da edição do ano passado do Rali do Faial – Além Mar, os irmãos Pedro e João Câmara, da ilha de São Miguel, regressam a uma prova que conhecem bem, desta vez, aos comandos de um Mitsubishi EVO IV (antiga viatura de Horácio Franco).

Quem também regressa à ilha do Faial é o piloto micaelense Marco Medeiros, habitual animador dos ralis nos Açores, no seu Citroen Saxo CUP, que desta vez será navegado por Paulo Marques.

Outro regresso à competição, após um ano de interregno, é do faialense Carlos Oliveira, também em Citroen Saxo, que volta aos ralis, agora com José Melo (habitual pendura de Pedro Mendonça), como seu navegador.

De São Miguel vem também o piloto Tiago Mota, que irá fazer dupla com o faialense Carlos Rodrigues. Eles que vão correr com o Citroen Saxo 1.3 de Mário Rui Nunes, que por motivos de saúde, está temporariamente afastado dos ralis.

Com o nº 15 surge outra equipa do Faial: Hugo Goulart, em Citroen Saxo CUP, desta vez navegado por Pedro Mourinho, que se estreia nas provas automobilísticas.

 Com o nº 16 surge mais uma equipa da ilha Terceira: Artur Silva e Miguel Sousa Azevedo (habitual comentador de ralis nos Açores), aos comandos de um Skoda Fábia RS Diesel, viatura que antes pertencia a Filipe Marques.

 A lista de inscritos do X Rali do Faial – Além Mar fica concluída com uma nova estreia, a do faialense Fábio Nunes (habitual mecânico de João Borges), que desta vez trocou as ferramentas pelo volante de um velhinho Renault 5, e que terá como navegador César Pereira.

O X Rali do Faial – Além Mar arranca sexta-feira, dia 22 de novembro, a partir das 19h30 horas, com a super-especial citadina, que atrai sempre muito público ao centro da cidade da Horta.

O rali prossegue no sábado, dia 23 de novembro, a partir das 13h55, com a realização de três passagens pelos troços Varadouro/Vulcão dos Capelinhos e Caminho do Goulart/Trupes, numa extensão total de 117,96 km’s.

Além do habitual patrocínio da Fábrica de Tabaco Estrela, o X Rali do Faial – Além Mar, conta também com o apoio do Governo Regional, da Câmara Municipal da Horta e de várias empresas regionais e locais.

 

O Gabinete de Imprensa do CAF

19 de novembro de 2019