Ricardo Moura, Luís Rego e Rúben Rodrigues na luta pela liderança no XXVIII Rali Ilha Azul- Além Mar

Ricardo Moura, nove vezes campeão de ralis dos Açores, vai tentar recuperar a liderança do Campeonato deste ano no XXVIII Rali Ilha Azul – Além Mar, depois do abandono na primeira prova da época, o Azores Airlines Rallye.

O piloto micaelense venceu o Rali Sical, mas continua no 3º lugar da geral no Campeonato de Ralis dos Açores, com 32,57 pontos, atrás de Rúben Rodrigues (42,03) e de Luís Rego (39 pontos), posição que Ricardo Moura pretende inverter, durante a prova faialense, que vai decorrer sexta e sábado, numa organização do CAF – Clube Automóvel do Faial.

Para alcançar o primeiro lugar no Campeonato, Ricardo Moura e Sancho Eiró, que voltam a pilotar um Ford Fiesta R5, terão de vencer o XXVIII Rali Ilha Azul – Além Mar, somar os pontos das PEC’s e ainda esperar pela pontuação dos seus adversários diretos, que este ano estão equipados com viaturas semelhantes (R5).

Os irmãos Rodrigues (Rúben e Estevão) já mostraram um andamento rápido nos pisos de terra e este ano vão estrear no Faial o seu Citroen DS3 R5, viatura com a qual pretendem aumentar o seu ritmo competitivo. Nas primeiras duas provas do campeonato, fizeram dois segundos lugares.

Atentos a esta luta estão também Luís Miguel Rego e Jorge Henriques, em Ford Fiesta R5, os melhores açorianos no Azores Airlines Rallye, mas que não foram além de um 4º lugar da geral no Rali Sical, pontuação que os relegou para o 2º lugar no Campeonato.

Interessante promete também ser a luta pela liderança entre as viaturas com apenas duas rodas motrizes, durante o XXVIII Rali Ilha Azul – Além Mar, nomeadamente entre os pilotos Rafael Botelho, de São Miguel, e Carlos Andrade, da Terceira.

Rafael Botelho e Nuno Silva, em Citroen DS3 R3, lideram o campeonato na sua classe, seguidos de perto por Carlos Andrade e Tomáz Pires, em Renault Clio Sport R3, que embora tenham sido mais lentos que a dupla micaelense no Azores Airlines Rallye, foram mais rápidos no Rali Sical.

O XXVIII Rali Ilha Azul – Além Mar conta com a presença de 19 pilotos, oito dos quais da ilha do Faial, que disputam o Troféu de Ralis do Canal e o Troféu de Ralis do Faial.

Na classe 3, a luta será entre a Carlos Oliveira/Flávio Mota, em Citroen Saxo, e Sérgio Rosa/Marco Garcia, em Renault Clio, ao passo que Pedro Mendonça e José Melo, em Peugeot 205 Gti, disputam isolados a classe 4.

Animada promete ser a luta pela classe 2, entre Paulo Silva/André Silva, em Toyota Starlet, Mário Nunes/Carlos Rodrigues, em Nissan Micra, Carlos Miguel/João Miguel, em Suzuki Swift, José Salgado/Emanuel Silva, também em Suzuki Swift, e Luís Fialho/Marco Azevedo, em Toyota Yaris.

A apresentação oficial das equipas está marcada para as 20h de hoje, quinta-feira, no Largo do Infante.

O XXVIII Rali Ilha Azul – Além Mar arranca amanhã, sexta-feira, pelas 19H30, com a super-especial da Praia do Almoxarife, e prossegue sábado, de manhã, com duas passagens pelos troços Caldeira/Canada Larga e Caminho do Goulart/Trupes, e à tarde pelos troços Jaime de Melo/Ribeira do Cabo e Vulcão dos Capelinhos/Varadouro.

Além do habitual patrocínio da Fábrica de Tabaco Estrela, o XXVIII Rali Ilha Azul – Além Mar, conta também com o apoio do Governo dos Açores, da Câmara Municipal da Horta e de dezenas de empresas regionais e locais.

 

O Gabinete de Imprensa do CAF

15 de junho de 2017