Principais pilotos açorianos marcam presença no XXVIII Rali Ilha Azul

Os principais pilotos açorianos que competem no Campeonato de Ralis dos Açores vão participar no XXVIII Rali Ilha Azul – Além Mar, prova que vai decorrer entre os dias 16 e 17 de Junho nas estradas do Faial.

A prova, organizada pelo CAF – Clube Automóvel do Faial, foi hoje apresentada em conferência de Imprensa, na sede do clube, e terá uma lista de 19 inscritos, que no entender do presidente do CAF, Bento Leonardo é “muito satisfatória”.

“Estamos extremamente satisfeitos com a lista de inscritos, mais propriamente 19 equipas participantes (9 de São Miguel, duas da Terceira e oito do Faial), o que nos tempos que correm é muito satisfatória”, destacou o dirigente.

Bento Leonardo lembrou que neste grupo de participantes, vão estar, pela primeira vez no Faial, três viaturas “R5”, que no seu entender vão tornar o rali “muito competitivo na luta pelo pódio” e muito atrativo para o público.

O XXVIII Rali Ilha Azul – Além Mar, que conta para o Campeonato de Ralis dos Açores, para o Troféu de Ralis do Canal e para o Troféu de Ralis do Faial, apresenta este ano um figurino diferente do habitual.

“Em vez dos quatro troços em linha que habitualmente fazíamos, este ano teremos dois troços de manhã e dois à tarde, sendo que a novidade é a estreia no Ilha Azul do troço Caldeira/Canada Larga”, explicou Mário Jorge Silva, diretor de prova do CAF.

Na sua opinião, esta edição do Rali Ilha Azul tem vários motivos de interesse, desde logo a luta pelo título de Campeonato de Ralis dos Açores, prova que este ano é liderada por Rúben Rodrigues, em Citroen DS3 R5, seguido de Luís Rego, em Ford Fiesta R5.

Ricardo Moura, atual campeão de ralis dos Açores em título, surge apenas na terceira posição do Campeonato, depois da vitória no Rali Sical, na ilha Terceira, e a desistência no Azores Airline Rali, em São Miguel.

“Temos de ter uma atenção redobrada nesta prova, porque há muitos interesses e muito dinheiro em jogo”, advertiu Mário Jorge Silva, apelando aos “faialenses e picoenses” para que marquem presença na estrada, atendendo ao nível de competição que está em jogo no XXVIII Ilha Azul – Além Mar.

A prova faialense arranca sexta-feira, dia 16 de junho, pelas 19H30, com a super-especial da Praia do Almoxarife, que habitualmente junta muito público para apreciar os pilotos e as viaturas.

O rali prossegue na manhã de sábado, dia 17 de junho, com duas passagens pelos troços Caldeira/Canada Larga e Caminho do Goulart/Trupes (que este ano será percorrido em sentido inverso ao habitual). À tarde, serão realizadas mais duas passagens pelos troços Jaime de Melo/Ribeira do Cabo e Vulcão dos Capelinhos/Varadouro.

Antes das viaturas se fazerem à estrada, nos dias da prova, será realizada uma apresentação pública das equipas concorrentes, na quinta-feira, dia 15, a partir das 20 horas, no Largo do Infante, onde será instalado o pódio.

Além do habitual patrocínio da Fábrica de Tabaco Estrela, o XXVIII Rali Ilha Azul – Além Mar, conta também com o apoio do Governo dos Açores, da Câmara Municipal da Horta e de dezenas de empresas regionais e locais.

O Gabinete de Imprensa do CAF

13 de junho de 2017