Diretor de Prova diz que estão reunidas as condições para um grande espetáculo automóvel

Mário Jorge Silva, diretor de prova do XXVII Rali Ilha Azul – Além Mar, diz que estão reunidas as condições para um “grande espetáculo automóvel” na ilha do Faial durante este fim-de-semana.

“Vai ser um rali muito competitivo, não apenas entre os carros de quatro rodas motrizes, mas também entre as duas rodas, e em especial entre os Saxos, o que é sempre um motivo de interesse para os amantes da modalidade”, realçou Mário Jorge Silva, na véspera do rali sair para a estrada.

O diretor de prova do CAF – Clube Automóvel do Faial, que organiza o rali, destaca também a presença no Faial dos melhores pilotos que participam no Campeonato de Ralis dos Açores, que no seu entender, vem garantir mais qualidade à prova e mais espetáculo para o público.

O Rali Ilha Azul – Além Mar, este ano na sua 27ª edição, conta com uma lista de 28 pilotos inscritos, oriundos de São Miguel, Terceira, Faial e Pico, e também do continente, que quiseram marcar presença nesta prova, a segunda a contar para o Campeonato de Ralis dos Açores.

O Ilha Azul conta também para o Troféu de Ralis do Canal e para um novo troféu criado este ano, o Troféu Paulo Jorge Raposo, em homenagem ao primeiro presidente do CAF e um dos principais impulsionadores dos ralis no Faial, já falecido.

“É um Troféu que vem dar mais valor à prova e que teve grande adesão por parte dos pilotos, além de ser uma homenagem a um homem que foi pioneiro dos ralis nesta ilha”, lembrou Mário Jorge Silva.

Apesar do investimento efetuado pelo CAF na organização do Rali Ilha Azul, num ano em que o clube comemora 25 anos de existência, a prova conta com uma reduzida participação de pilotos locais (apenas sete), em comparação com os anos anteriores.

O diretor de prova do CAF considera que esta será uma prova atípica, em matéria de participação de pilotos do Faial, que resulta, em grande parte, de “novos projetos” e de “novas viaturas” que estão ainda em preparação.

“Julgo que esta foi uma situação pontual e que no próximo rali já vamos voltar a ter um número habitual de presenças do Faial, que deve rondar entre as 10 e as 12 viaturas”, acrescentou Mário Jorge Silva.

O XXVII Rali Ilha Azul – Além Mar volta a contar este ano, e pelo décimo ano consecutivo, com o patrocínio da Fábrica de Tabaco Estrela, que segundo o diretor de prova, tem constituído um ”grande incentivo” ao desenvolvimento da modalidade no Faial.

A prova arranca amanhã, 6ª feira, com a super-especial da Praia do Almoxarife, que terá um figurino diferente do habitual, prosseguindo no sábado, com duas passagens por “quatro troços em linha”: Caldeira/Chão Frio; Jaime de Melo/Ribeira do Cabo; Cabeço Verde/Fajã e Vulcão dos Capelinhos/Varadouro, numa extensão total de 86,36 km’s.

O XXVII Rali Ilha Azul – Além Mar conta com o patrocínio do Governo Regional, da Assembleia Legislativa dos Açores, da Câmara Municipal da Horta e da Fábrica de Tabaco Estrela, para além do apoio de várias empresas regionais.

Os tempos dos pilotos e outras informações adicionais, estarão disponíveis no novo site do CAF: www.caf-faial.com.

O Gabinete de Imprensa do CAF

05 de Maio de 2016