XXVI Rali Ilha Azul – Além Mar promete luta nas duas e quatro rodas motrizes

O XXVI Rali Ilha Azul – Além Mar, que vai realizar-se no próximo fim de semana nas estradas da ilha do Faial, promete uma luta acesa entre as viaturas de duas e de quatro rodas motrizes, que competem no Campeonato de Ralis dos Açores e no Troféu de Ralis do Canal.

Uma das novidades da prova, organizada pelo Clube Automóvel do Faial (CAF), é a presença do atual líder do campeonato nacional e regional de ralis, Ricardo Moura, que vai conduzir um Ford Fiesta R5, o mesmo que utilizou há cerca de duas semanas no Rali Sical, na ilha Terceira.

A “nova” viatura de Ricardo Moura, mais competitiva do que o anterior Mitsubishi Lancer EVO IX, promete dar espetáculo nas estradas do Faial, e eventualmente permitirá ao campeão regional bater alguns recordes nas classificativas de terra do Ilha Azul.

Ricardo Moura

Também entre as viaturas de quatro rodas motrizes, a dupla Luís Rego/José Silva, da ilha de São Miguel, em Mitsubishi EVO IX, parte claramente em vantagem entre as viaturas do grupo de produção.

Ainda assim, terão de estar atentos ao andamento rápido que os irmãos Rodrigues (Ruben e Estêvão, também em Mitsubishi EVO IX), deverão impor nas estradas do Faial, a exemplo do que já nos habituaram em provas anteriores.

Realce ainda para a presença de outros pilotos que também prometem dar espetáculo do XXVI Ilha Azul – Além Mar, como é o caso das duplas micaelenses Rui Torres/Marco Martins, em Mitsubishi EVO IX, Pedro Vale/Rui Medeiros, em Subaru Impreza, e Pedro Rodrigues/João Viveiros, em Mitsubishi EVO IX.

Quanto ao Troféu de Ralis do Canal, está relançada a luta pela liderança da prova, entre os faialenses Marco Silva/Miguel Ângelo, e os picoenses José Paula/Miguel Ribeiro.

Marco Silva lidera a competição, após a vitória no primeiro rali da temporada, realizado em março na ilha do Faial (onde José Paula desistiu), mas o acidente ocorrido no Rali Sical, deixou o piloto faialense temporariamente privado da sua habitual viatura, correndo no Ilha Azul com um carro menos competitivo (Citroen C2).

Uma situação que poderá ser aproveitada por José Paula, que aos comandos de um Mitsubishi EVO IX, deverá certamente garantir tempos mais rápidos do que Marco Silva na ilha do Faial.

Destaque ainda, entre as viaturas de duas rodas motrizes, para a equipa formada pelo micaelense Henrique Moniz e pelo terceirense Jorge Diniz, em Citroen DS3 R3 e para a dupla vinda da ilha Terceira, Carlos Andrade/Tomás Pires, em Renault Clio R3, que têm mostrado um andamento rápido, sobretudo no asfalto.

O XXVI Ilha Azul – Além Mar conta com 31 pilotos inscritos e arranca sexta-feira com uma super-especial na cidade da Horta, marcada para as 20:30 horas, e prossegue sábado com duas passagens pelos troços Caldeira/Chão Frio, Jaime de Melo/Ribeira do Cabo, Cabeço Verde/Fajã e Vulcão dos Capelinhos/Varadouro.

O Gabinete de Imprensa do CAF

Horta, 14 de Abril de 2015