Ricardo Moura vence e convence no XXIV Rali Ilha Azul – Além Mar  

A equipa Ricardo Moura/Sancho Eiró, em Mitsubishi Evo IX, foi a grande vencedora do XXIV Rali Ilha Azul – Além Mar, a terceira prova do Campeonato de Ralis dos Açores, que decorreu ontem e hoje nas estradas da ilha do Faial.

O piloto micaelense, bicampeão nacional de ralis e líder do campeonato de ralis dos Açores, venceu todas as provas especiais de classificação que compunham a prova, organizada pelo Clube Automóvel do Faial (CAF).

A dupla vinda de São Miguel completou as oito provas especiais do Rali (uma delas foi cancelada devido ao forte nevoeiro), em 46 minutos e 55 segundos, menos 1 minuto, 59 segundos e 2 décimas que a equipa Luís Miguel Rego/José Pedro Silva, também em Mitsubishi Evo IX, que ficou em 2º lugar.

O último lugar do pódio foi assegurado por outra dupla micaelense, Rúben Rodrigues/Estevão Rodrigues, igualmente aos comandos de um Mitsubishi Evo IX, que gastou mais 2 minutos e 26 segundos que o líder da prova.

 Ricardo Moura 1

A equipa da ilha do Pico José Paula/Miguel Ribeiro, também em Mitsubishi Evo IX, alcançou o 4º lugar da geral no Rali Ilha Azul, vencendo a competição a contar para a Taça de Ralis do Canal, que se realiza apenas nas ilhas do Pico e do Faial.

Em 2º lugar, na Taça de Ralis do Canal, ficou a dupla faialense Marco Silva/Tânia Silva, em Mitsubishi Evo VII, que completou o Rali no 7º lugar da geral, numa prova marcada pelo mau tempo e pelo forte nevoeiro que se fez sentir, sobretudo nos troços situados nas zonas mais altas da ilha.

Filipe Costa/Hélio Goulart, outra dupla do Faial, pilotando um Mitsubishi Evo VIII, ficou em terceiro lugar a contar para a Taça de Ralis do Canal, prova que decorreu apenas na manhã de sábado, mas não logrou terminar esta edição do Rali Ilha Azul, desistindo na penúltima classificativa, devido a avaria mecânica.

Entre as viaturas com duas rodas motrizes, o mais rápido, foi Henrique Moniz, que faz dupla com Jorge Dinz, em Citroen C2 R2 Max, que terminou a prova no 6º lugar da geral, com o tempo de 52 minutos, 48 segundos e 5 décimas.

Em segundo lugar, nesta classe, ficou outra dupla micaelense, João Faria/Tomás Vultão, em Peugeot 206 RT, com 58 minutos, 51 segundos e 4 décimas, logo seguida da dupla faialense Cláudio Batista/Ernesto Jorge, em Citroen C2 R2, a apenas 20 segundos.

Dos 34 pilotos inicialmente inscritos no XXIV Rali Ilha Azul – Além Mar, apenas 30 partiram para a estrada, mas 9 desistiram, três dos quais na sequência de despistes e os restantes devido a avarias mecânicas.

O Gabinete de Imprensa do CAF

Horta, 15 de Junho de 2013