Luís Rego e Bernardo Sousa lutam pela vitória no XXIX Rali Ilha Azul – Além Mar

Na ausência de Ricardo Moura no XXIX Rali Ilha Azul – Além Mar, devido a problemas com a sua viatura, o interesse principal reside em saber quem irá vencer a terceira prova a contar para o Campeonato dos Açores de Ralis, que vai decorrer na próxima sexta e sábado nas estradas do Faial.

Luís Miguel Rego e Jorge Henriques, em Ford Fiesta R5, lideram atualmente a classificação provisória do Campeonato, após dois segundos lugares conquistados nas duas primeiras provas da temporada (Azores Airlines Rallye e Rali Sical).

O piloto do Team Além Mar conhece bem os troços de terra do Ilha Azul e tem sido, nos últimos anos, dos poucos a conseguir bater o pé ao campeão de ralis dos Açores, sobretudo na época passada, onde a decisão do título foi adiada até à última prova.

Mas a grande dúvida reside em saber qual a prestação que a nova equipa da Play/Auto Açoreana (Bernardo Sousa e Valter Cardoso, em Citroen DS3 R5), terá no XXIX Rali Ilha Azul – Além Mar.

O piloto madeirense, que já foi campeão nacional de ralis, venceu a última prova do Campeonato Regional, o Rali Sical, relegando Luís Rego para a segunda posição, e estava em segundo lugar no Azores Airlines Rallye, quando um pião e um toque de frente, obrigaram-no a desistir.

Interessante deverá ser também o desempenho dos irmãos Rodrigues (Rúben e Estêvão) neste regresso às estradas do Faial, desta vez com uma viatura menos competitiva, um Peugeot 208 RC, que ainda assim lhes permitiu amealhar pontos suficientes para figurarem no 2º lugar da geral na classificação do Campeonato dos Açores de Ralis.

Presença assídua no Rali Ilha Azul são também as duplas Rafael Botelho/Rui Raimundo, em Citroen DS3 R3, João Faria/Carlos Medeiros, em Peugeot 206 RC e Marco Soares/ Fernando Nunes, em Citroen Saxo, habituais animadores na luta pelo pódio, entre as viaturas com duas rodas motrizes.

Destaque ainda, na lista de inscritos do XXIX Rali Ilha Azul – Além Mar, para Pedro Vale e de Fernando Nunes, em Mitsubishi Lancer EVO IX, e para o veterano Rui Torres, que faz dupla com Marco Martins, em Ford Escort RS, que prometem um andamento rápido na prova.

Presença habitual nos ralis do Faial, o micaelense Marco Medeiros, em Citroen Saxo, que nesta prova terá como navegador o faialense João Miguel, volta a uma prova que bem conhece e aprecia, tal como Rúben Santos e Nuno Pereira, em Peugeot 106 Rallye.

Animada promete ser também a luta entre os pilotos do Faial, a maioria dos quais conduz viaturas semelhantes, com destaque para Carlos Oliveira, em Citroen Saxo, campeão de Ralis do Canal, que faz dupla com Flávio Mota, e para o regresso de Marco Silva, que volta à competição, também em Citroen Saxo, fazendo dupla com Luís Lisboa.

Quem também quer ter uma palavra a dizer nesta luta entre os pilotos locais, é Carlos Miguel e Nuno da Silva, também aos comandos de um Citroen Saxo e a dupla Mário Rui Nunes/Carlos Rodrigues, que trocaram o seu habitual Nissan Micra por um Citroen Saxo.

O Saxo foi também a aposta feita por Filipe Marques, que regressa aos ralis depois de um longo interregno, e que faz dupla com Nelson Tavares, figurando na lista de inscritos logo atrás dos compatriotas Pedro Mendonça e José Melo, no seu habitual Peugeot 205 Gti.

Dos 23 pilotos inscritos para o XXIX Rali Ilha Azul – Além Mar, realce ainda para o regresso dos irmãos Goulart (Marco e Hugo), em Toyota Starlet, e para a participação do terceirense José Borba, que trocou o lugar de navegador pelo volante de um Nissan Micra, e que terá ao seu lado Marco Silva, do Faial, como co-piloto.

Do Pico vem ao Ilha Azul a dupla Mário Jorge/Marco Silva, em Hyundai Getz, numa prova que irá contar também com a presença de uma dupla feminina: Ana Castro/Ivone Rodrigues, em Toyota Yaris, e de uma dupla mista: Mónica Vieira e Sérgio Rosa, em Renault Clio, esta última inscrita apenas no Troféu de Ralis do Canal.

Para as contas do Troféu, estão também Luís Vieira e Gui Silveira, em Volkwagen Golf VR6 e José Salgado, no seu habitual Suzuki Swift.

A apresentação oficial das equipas irá decorrer quinta-feira, dia 31 de maio, a partir das 20 horas, no Largo do Infante, onde está instalado o pódio.

O XXIX Rali Ilha Azul – Além Mar vai para a estrada nos dias 1 e 2 de junho, arrancando sexta-feira, pelas 19h30, com a super-especial da Praia do Almoxarife.

A prova prossegue na manhã de sábado, com duas passagens pelos troços Caldeira/Canada Larga e Caminho do Goulart/Trupes. À tarde, serão realizadas mais duas passagens pelos troços Jaime de Melo/Ribeira do Cabo e Vulcão dos Capelinhos/Varadouro.

Além do habitual patrocínio da Fábrica de Tabaco Estrela, o XXIX Rali Ilha Azul – Além Mar, conta também com o apoio do Governo dos Açores, da Assembleia Legislativa Regional, da Câmara Municipal da Horta e de dezenas de empresas regionais e locais.

 

O Gabinete de Imprensa do CAF

29 de maio de 2018