Ricardo Moura/Sancho Eiró vencem 25ª edição do Rali Ilha Azul – Além Mar

A dupla Ricardo Moura/Sancho Eiró, pilotando um Mitsubishi EVO IX, venceu hoje, sem surpresa, a 25ª edição do Rali Ilha Azul – Além Mar, prova organizada pelo Clube Automóvel do Faial, embora esta vitória não tenha sido suficiente para passar a liderar o Campeonato de Ralis dos Açores.

Ricardo Moura, que se apresentou debilitando fisicamente neste rali, com uma costela partida, não deu, mesmo assim, hipóteses à concorrência, vencendo 7 dos 8 troços que compunham a prova faialense, a terceira a contar para o Campeonato, com o tempo de 48 minutos e 6 décimas.

A dupla Luís Rego/José Silva, também em Mitsubishi EVO IX, ficou na segunda posição, mantendo a liderança do campeonato regional, e até conseguiu vencer o seu principal adversário num dos troços (a primeira passagem pelo Capelinhos/Varadouro), fazendo mais 1 minuto, 12 segundos e 5 décimas que Moura.

Luís Miguel Rego chegou a ser ultrapassado em dois troços por Pedro Vale e Rui Medeiros, em Subaru Impreza, que durante algum tempo protagonizaram uma luta acesa pelo 2º lugar da classificação, mas acabaram por terminar o rali no terceiro lugar, a 43 segundos e 3 décimas dos segundos.

Ricardo Moura

O 4º melhor tempo da geral foi ocupado pela dupla Henrique Moniz/Jorge Diniz, em Citroen DS3 R3, que foi a mais rápida entre as viaturas com apenas duas rodas motrizes, completando a prova em 51 minutos, 13 segundos e 8 décimas.

No segundo lugar, nesta classe, ficaram os pilotos micaelenses Rafael Botelho/João Cabral, em Citroen Saxo, e em terceiro, a dupla faialense Filipe Marques/Ronaldo Marques, em Citroen C2 R2.

Marco Silva e Tânia Silva, em Mitsubishi EVO VII, que foi a vencedora da Taça de Ralis do Canal, prova disputada entre os pilotos das ilhas do Faial e do Pico, terminou o XXV Rali Ilha Azul no 5º posto da geral, a apenas 8 segundos dos quartos classificados.

Apresentação Rali

Nas contas da Taça de Ralis do Canal, os picoenses José Paula e Miguel Ribeiro, em Mitsubishi EVO IX, foram os segundos classificados a 1 minuto, 38 segundos e 1 décima de Marco Silva, e José Carlos Silva e Carlos Miguel, em Mitsubishi EVO V, foram os terceiros, a 2 minutos, 2 segundos e 4 décimas dos primeiros.

O nevoeiro que se fez sentir na ilha do Faial, durante grande parte da prova, obrigou a organização a cancelar a segunda passagem pelo troço Jaime de Melo/Ribeira do Cabo, tal como já tinha ocorrido na edição do ano passado do Ilha Azul.

Dos 36 pilotos inicialmente inscritos na 25ª edição do Rali Ilha Azul – Além Mar, apenas 27 chegaram ao fim, devido a desistência de nove pilotos, três dos quais na sequência de despistes, e seis por avarias técnicas.

Os resultados finais do XXV Rali Ilha Azul – Além Mar estão disponíveis no site www.caf-faial.com.

O Gabinete de Imprensa do CAF

 Horta, 14 de Junho de 2014