Rali do Faial anima fim de época…

Vai amanhã para a estrada mais um rali extra-campeonato dos Açores, desta feita na ilha do Faial – que dá mesmo nome à prova – e juntando quase duas dezenas de concorrentes, numa muito bem recheada lista de inscritos.

Que dizer de sete viaturas de tracção integral juntas num mesmo rali, e na mesma altura em que outras provas nem se conseguem realizar por falta de apoios? Novamente aqui vem entroncar o debate actual em torno da modalidade, especialmente depois de “legalizadas” federativamente as provas de ilha, com a Terceira a inovar nesse campo, e depois Santa Maria (onde no domingo há mais uma prova), Pico e Faial a aderirem à tendência, valorizando a sua competição dentro de portas e, acima de tudo, captando muitos praticantes, que assim se viram com plena oferta para correr. Ao nível das disputas previstas para amanhã na terra do gin mais famoso do mundo, a expectativa é interessante. Com os já citados 4×4 (3 Mitsubishi, 3 Subaru e 1 Lancia) em contenda, é licito pensar que a experiência de Rui Torres e a competitividade do seu EVO9 poderão dar cartas, mas as hostes locais a cargo de João Borges (Impreza N12) e Paulo Nóbrega (EVO9) não vai querer deixar os forasteiros “fugirem” no cronómetro, além de que, atravessado o canal por José Paula, também o EVO9 da ilha montanha terá uma palavra a dizer. Com menos hipóteses, Paulo Costa e Vanderley Ferraz – ambos em Impreza – completam o lote, juntamente com o bonito Delta Integrale de Hirondino Rosa. Dentro das dezanove equipas que se inscreveram junto do Clube Automóvel do Faial, as duas rodas motrizes também serão animadas, apontando-se os nomes de Filipe Costa, José Andrade (dois Seat Ibiza), Félio Leal (Renault 19), João Ávila (Clio Williams) e Luís Vieira (Golf VR6) como os mais apetrechados para se aproximarem da frente.

Passagens triplas pelos troços Ribeira do Cabo/Praia do Norte (5,10 kms) e Caminho do Goulart/Trupes (6,57 kms) compõem a parte competitiva em pisos de terra, toda ela corrida durante a tarde, sendo que a chegada à cidade da Horta será feita da melhor maneira, ou seja recebendo os concorrentes com uma inédita super-especial de 1300 metros, e que será percorrida por duas vezes. Em perspectiva uma tarde de carros bem recheada de emoções, e a esperança de grande parte deste lote de pilotos também marcar presença no Pico (Novembro) e na Terceira (Dezembro) para as duas últimas realizações da temporada açoriana.